sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Como montar um Roteiro

Toda vez que viajo para um lugar que ainda não conheço, faço um roteiro básico para conseguir aproveitar o máximo o número de dias da viagem sem me perder.

Geralmente organizo a viagem em Planilhas onde contabilizo os gastos e também escrevo o roteiro no Word.  Isso sempre faz com meses de antecedência.

 Aonde Dormir:
Após escolher o destino dos seus sonhos, acesse o google e tente conhecer o lugar!  Antes mesmo de escolher o hotel, sabe porquê? Pois muitas vezes por não conhecer a cidade pode escolher hotel ou Albergues em pontos mal localizados. Assim sempre procure saber aonde é a região mais localizada, perto dos pontos turísticos, algum lugar que dê para fazer a maioria das coisas a pé. Somente após saber disso comece a procura de hotéis, albergues.. sempre bom verificar a pontuação e verificar em blogs alguma opinião sobre o lugar, pois já me enfiei em roubadas!

Guia do local:
Geralmente os guias são um pouco caros, na faixa de 100 reais, por isso eu pesquiso e monto o meu mesmo. Só enviar para o email e posso levar sempre.

Língua:
Saber se comunicar em uma viagem é muito importante, além do Inglês é importante saber algumas coisas da língua do país. Pois imagina se ficar perdido e não encontrar ninguém que fale o bendito do Inglês... Leve algumas frases escritas e salve no seu celular, caso for levar. Assim já que não consegue falar pelo menos mostre o que deseja que a pessoa entenda

Amplie seus Horizontes:
Saia do Convencional! Procure lugares Diferentes, fora do turismo convencional!
Pessoal do Hotel/Hostel pode ajudar e muito!!!

Dinheiro:
Procure saber sobre a moeda local e principalmente o quanto ela realmente vale. Por exemplo, fui para Argentina e 1 real estava valendo 2 pesos, achei que seria rica por lá, mero engano, cheguei a pagar 30 pesos em uma cerveja, claro em lugares Pega turistas, mas como não beber uma cerveja no El Caminito... então é muito bom verificar o Quanto realmente vale a Moeda local.
Leve também um cartão de credito Internacional porém só use em Emergências, pois o IOF acumulado nas compras fica bem salgadinho.
Tb a dica é levar um cartão de credito de viagem - Visa Travel por exemplo, é tipo um cartão pré pago, vc coloca o dinheiro aqui no Brasil e gasta por lá. Se perder, ligue imediatamente para cancelar, pois qualquer um compra no seu cartão.


Pesquise meios de transporte
Pesquise os meios de transporte e se possível compre as passagens antecipadamente. Tanto as de Ônibus, Trem e Avião.  Na compra de pacote de Trem na Europa, por favor pague o seguro. Custa super pouco e se perder eles te reembolsam depois. Eu sei porque perdi e me reembolsaram todos os tickets. Claro, vc precisará pagar tudo de novo por lá, guardar os recibos e quando chegar no Brasil tentar o reembolso.


Veja a previsão do tempo
Muito importante verificar a previsão do tempo do país que for visitar, tanto antecipadamente quanto no dia anterior. É bom arrumar a mochila de acordo com  a estação.

Culinaria Local
Não deixe de pesquisar a Culinaria local e principalmente como é chamada no país. Por exemplo, o kibe cru aqui, não será kibe cru no Líbano, pesquise o nome e faça seu pedido!!!! Aliás, o Kibe Cru Libanês é sensacional!

Organize-se
Deixe tudo certinho no seu guia, os horarios das passagens, locais de passagens, telefones uteis, tudo que for possível para não se perder, e importante nunca deixe para última hora!

Beijos e comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário